Projeto: Monitoramento hidro meteorológico da Lagoa da Conceição

RESUMO

A Lagoa da Conceição localizada na Ilha de Santa Catarina tem sido afetada por vários eventos meteorológicos extremos. Estes eventos incluem ciclones extratropicais, propagação de sistemas frontais, sistemas convectivos de mesoescala, tsunamis meteorológicos e chuvas volumosas, entre outros. Projeções climáticas apontam que os eventos meteorológicos extremos deverão ficar mais frequentes e intensos nos próximos anos. Este estudo tem como finalidade melhorar o entendimento dos processos hidro-meteorológicos envolvidos na interação de fenômenos meteorológicos com a Lagoa da Conceição. A combinação de coleta de dados meteorológicos, estimativas por dados de sensoriamento remoto e modelagem numérica de alta resolução, poderá fornecer importantes dados para melhorar o entendimento das interações. Espera-se a constituição de um robusto banco de dados que poderá prover importantes subsídios para os tomadores de decisão, para outros projetos de pesquisa e também para futuros projetos de planejamento para a região.

Equipe

Dr Renato Ramos da Silva (coordenador – UFSC); Dr Reinaldo Haas (UFSC);  Dr Wendel R. G. Farias (UFSC); Dr Yoshiaki Sakagami (IFSC)

Bolsistas: Camila R. Barg; Gabriel G. Rosa; Natacha P. Ramos; Vinicius J. Dias; Giulia F. Paes; Guilherme H. de Oliveira

Colaboradores: Dr Eloi Melo; Msc Danilo C. de Souza (IAG-USP)

Objetivo: O objetivo geral deste projeto é monitorar e melhorar o entendimento dos mecanismos físicos de interação entre fenômenos meteorológicos e a Lagoa da Conceição.

Objetivos específicos:

● Monitorar por dois anos os parâmetros hidro-meteorológicos da lagoa e seus entornos;
● Aplicar novas técnicas de análise por sensoriamento remoto para estimar campos de temperatura de superfície, altura da água e batimetria da lagoa;
● Aplicar técnicas de modelagem meteorológica de alta resolução para investigar os mecanismos físicos de interação entre a atmosfera e a lagoa.

Período de execução: 08/2022 a 08/2024

Apoio               

#FAPESC #FAPESC.SC #SDEGOVSC @SDEGOVSC @GOVERNOSC #UFSC

#UFSCINSTITUCIONAL @CASANSC #REDEFEDERAL

 

Dados da Estação Meteorológica